ACESSO AOS SISTEMAS

Home -> Aplicativos -> Webmail
Webmail PDF Imprimir E-mail

roundcube-logo.png

Webmail é uma interface na internet que permite consultar e enviar correio eletrônico (e-mail) de qualquer lugar do mundo, utilizando-se, para isso, apenas um programa navegador (Browser). Como exemplos de navegadores comumente utilizados cita-se o Internet Explorer da Microsoft e o Mozilla Firefox, dentre outros..A maior vantagem do Webmail é o fato de não ser necessário possuir um programa específico para a leitura ou envio de correio eletrônico, o usuário necessita apenas de um computador ligado à internet. Isto também significa que, ao contrário de outros métodos de consulta de correio eletrônico, não é necessário utilizar sempre o mesmo computador ou sistema operacional (Windows ou Linux).

Diferença entre o Outlook ou Thunderbird e o Webmail: No Outlook ou Thunderbird, a partir do momento que as mensagens são lidas, elas são baixadas do servidor de e-mail para a estação de trabalho do usuário, limpando o servidor automaticamente. No webmail, uma cópia de cada mensagem, mesmo as lidas, permanecem no servidor de e-mail utilizado pela SEE-MG. Para utilizar o Webmail de forma responsável, é imprescindível que cada usuário passe a gerenciar sua conta apagando as mensagens que se tornaram desnecessárias visando não ultrapassar o limite da conta.

Limite da caixa de e-mail disponibilizado para cada usuário e tamanho máximo dos anexos - O tamanho atual da caixa de e-mail é de 50 MB para cada usuário. O tamanho máximo de cada anexo até o presente momento é de 5 MB. Caso exceda o limite máximo o recebimento de novas mensagens fica parado, conseqüentemente as mensagens enviadas para a sua conta retornarão ao remetente, para resolver esse problema é necessário que o usuário apague algumas mensagens desnecessárias ou descarregue-as no seu computador usando um aplicativo de e-mail tais como o Outlook ou Thunderbird.


Principais cuidados na utilização do webmail

  • NÃO DIVULGUE A SENHA DO WEBMAIL. É importante que o usuário esteja ciente que informações confidenciais e internas da SEE-MG estarão disponíveis na Web. Portanto, ele e somente ele será o responsável pela segurança das mesmas.

  • Ao baixar os e-mail's pelo Outlook ou Thunderbird, automaticamente eles saem do servidor e passam a estar disponíveis apenas na máquina. Isto significa que, ao acessar o e-mail via web, eles NÃO ESTARÃO MAIS DISPONÍVEIS NO SERVIDOR DE E-MAIL (Caixa de Entrada). O contrário também faz-se válido. Uma mensagem lida através do Webmail, permanece no servidor de e-mail; porém, se a mesma for deletada, ela estará indisponível para ser baixada no Outlook ou Thunderbird.

  •  A responsabilidade e manuseio das mensagens é do próprio usuário, porque NÃO EXISTE BACKUP DE E-MAIL'S.